homeopatia previsível

Ao retornar da Índia

Ao retornar do 1º Seminário com o Dr. Bandish Ambani, estávamos renovados e cheios de esperança de praticar uma Homeopatia melhor.

A minha filha perguntou-nos o nome do professor, ao ouvir o nome, o meu neto de apenas 7 meses sorriu. Quando repetíamos o nome de Bandish Ambani, o pequeno Giovane, caía numa gargalhada, aquele som esquisito o impressionava e ele sempre respondia com um grande riso alegre, largo e inocente. Parecia que na sua inocência, ele percebia a nossa alegria.

A alegria do reencontro com a Homeopatia Previsível, que nada mais é que a Homeopatia Clássica reavivada pela intuição e experiência dos irmãos indianos. Terra de profunda tradição cultural e filosófica, dos Maharishis, de Gandhi, Yogananda, e de grandes homeopatas como Prafull, Sankaran, Anita, Bandish, etc. Grande profusão de ideias, diferenças culturais e sociais enormes, contrastes, liberdade, pobreza, corrupção, espiritualidade e beleza

Tudo isso encanta, choca e nos aproxima.

Homeopatia no Brasil

Nós, brasileiros, colonizados pelos portugueses, sofremos influência dos italianos, alemães, japoneses, árabes, africanos, nossos índios e outros, assim também somos muito semelhantes aos indianos. Aqui há de tudo um pouco, grande diversidade e criatividade, terra ampla, natureza exuberante, futebol, povo sofrido e alegre, ciência, progresso, mansões contrastando com favelas, riqueza e miséria, projetos sociais e corrupção.

Estamos lutando, e no muito que ainda nos falta realizar, se Deus nos ajudar, a Homeopatia; ciência médica da verdadeira arte de curar, ocupará um lugar de destaque por sua importância dentro da Medicina. Somos gratos aos homeopatas da Índia, não é por acaso que estamos nos encontrando. Nós brasileiros, seus irmãos mais novos, precisávamos de suas mãos.

Aqui também temos grandes homeopatas, Gamarra, Matheus Marin, Ariovaldo, Aldo Farias, sem falar dos já falecidos Bezerra de Menezes, Galhardo, Arthur Rezende, Moura Ribeiro e outros. Citar alguns poderia parecer injustiça a tantos outros, nossa intenção foi apenas de exemplificar.

Água fresca de fonte límpida, assim que sentimos a Homeopatia Previsível.

Aqui temos o SUS (Sistema Único de Saúde), uma multidão de gente que sofre. Precisamos também, e muito, de aliarmos a eficiência à rapidez, por que não? A nossa Homeopatia era praticada incialmente junto ao povo simples e mais pobre, nas cruzadas homeopáticas, no atendimento gratuito dos Centros Espíritas. O estudo dos pequenos grupos foi para as Associações, às custas do esforço e dedicação dos professores que se dedicavam espontaneamente ao ensino.

Depois, foi para as elites, consultas demoradas e caras. Nesta elitização, a demanda se fez mais para as alergias e dramas psíquicos, limitando o campo de ação da Homeopatia, que é infinitamente mais vasto, podendo tratar as mais diversas patologias com eficiência e baixo custo.

A Homeopatia Previsível

A Homeopatia pura, nos moldes da Homeopatia Previsível, deve atuar mais amplamente nas populações ricas e pobres, indistintamente e de forma ampla, podendo contribuir mais e melhor para o atendimento e cuidado da saúde da população.

Entendendo a historicidade do processo Homeopático, que ainda está jovem. A ajuda de nossos irmãos indianos, pode ser percebida como uma colaboração real, indo ao cerne do nosso fazer homeopático; conhecer mais, observar melhor, saber o que e como curar. Obrigado Dr. Bandish Ambani, nome que provoca risos no meu neto Giovane, pelo som estranho que ele percebe ao pronunciarmos rapidamente seu nome, e ele responde sempre com uma risada longa, feliz e inocente.

Assim nos sentimos em sua presença e de outros mestres de sua Escola.

Gostaríamos de retribuir, conseguindo restaurar esse riso largo, feliz e inocente em nossos pacientes, chorosos pela dor e sofrimento nesse longo processo do adoecer, tão próprio da raça humana, que tem na Homeopatia um verdadeiro bálsamo de cura e alívio de suas doenças.

Obrigado novamente, aos irmãos indianos e a Deus por ter permitido e intuído esses mestres do outro continente para nos ajudar na reconstrução da verdadeira Homeopatia, digna de brasileiros, indianos, africanos, europeus, americanos ou de quem quer que seja. Gratos estamos, e que possamos nos unir num grande sorriso feliz e inocente, na alegria da prática homeopática com profundidade e eficiência.

Goiânia, 1º de novembro de 2009.

Gostou? Compartilhe!

Hamilton Camargo Rodrigues

Graduação em Medicina pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina
Especialização em Homeopatia (AMHB), Cirurgia Geral e Proctologia ( SBCP)
Organizou e Coordenou o Serviço de Colo-Proctologia da Universidade Federal de Uberlândia
Docente e coordenador de cursos de pós-graduação de Homeopatia na Associação Paulista de Homeopatia, na Sociedade Médica de Uberlândia e no Centro de Especialização em Homeopatia de Londrina (CEHL)
Atualmente, docente do CEHL, consultório de Homeopatia e Proctologia e Ambulatório do SUS de Proctologia.

  • Hamilton Camargo Rodrigues

  • R. Alexandre de Oliveira Marquez, 250 – Vigilato Pereira

  • AGENDE SUA CONSULTA