Os princípios fundamentais da Homeopatia

A Homeopatia é uma especialidade médica que se baseia em leis naturais. Conheça os 4 princípios fundamentais da Homeopatia:

1 . Lei dos Semelhantes

Hahnemann retomou o princípio da semelhança de Hipócrates (460 – 377 a.C.), quando realizou a primeira experiência com quinino em si mesmo e sentiu que havia encontrado a resposta à sua procura de uma arte de curar lógica e realmente eficaz e curativa. Realizou suas experiências com metodologia científica, obtendo resultados que podem ser reproduzidos quantas vezes se desejar.

Pela Lei dos Semelhantes, as substâncias existentes na natureza (de origem mineral, vegetal e animal) têm a potencialidade de curar os mesmos sintomas que são capazes de produzir. Exemplificando de uma maneira bem simples: se uma pessoa ingerir doses tóxicas de uma substância chamada Arsenicum album, irá apresentar sintomas tais como dores gástricas, vômitos e diarréia; se, por outro lado, dermos essa mesma substância, preparada homeopaticamente, a um enfermo que apresenta dores gástricas, vômitos e diarréia com características semelhantes àquelas causadas pela substância em questão, obteremos como resultado a cura desses sintomas.

2 . Experimentação no homem são

As experimentações com substâncias preparadas homeopaticamente, devem ser realizadas em homens sãos para que possam ser usados para curar homens doentes. As experimentações são realizadas pela administração de uma determinada substância a um grupo de indivíduos (chamados de experimentadores), considerados saudáveis após passarem por exames clínico e laboratorial, e que não sabem que substância estão experimentando.

Em cada experimentação, os sintomas físicos, mentais, emocionais, as sensações e alterações no modo de ser e estar, de reagir e interagir com o meio, que vão surgindo nos experimentadores, vão sendo cuidadosamente anotados e, posteriormente, classificados e analisados, dando origem ao que chamamos de Patogenesia.  É a esses conjuntos de sintomas de um determinado medicamento registrados em livros específicos, isto é, às Patogenesias, que o médico homeopata recorre a fim de encontrar o medicamento mais semelhante a cada caso, o medicamento que chamamos de Simillimum.

3 . Doses mínimas e dinamizadas

No início de suas experiências, Hahnemann usava medicamentos diluídos, porém ainda contendo matéria. Com o tempo foi percebendo que essas diluições ainda eram suficientemente fortes para causarem, às vezes, sérias agravações quando os medicamentos eram administrados aos pacientes. Devido a essas reações indesejáveis, passou a diluir cada vez mais os medicamentos, percebendo que obtinha melhores resultados quando eram também agitados. Foi assim que chegou às doses infinitesimais (extremamente diluídas) e dinamizadas.

4 . Medicamento único

Hahnemann recomendava o uso de apenas um medicamento de cada vez, ou seja, o medicamento que contivesse o maior número de sintomas que o paciente apresenta. Existem divergências, como em todos as especialidades médicas e em todas as áreas do conhecimento humano, entre as várias escolas homeopáticas em todo mundo. Todas têm suas razões e ponderações.

Continue acompanhando!

Gostou de entender melhor sobre os princípios fundamentais da Homeopatia? Então não deixe de acompanhar o nosso Blog e seguir nossas redes sociais! São publicados conteúdos relacionados à Homeopatia semanalmente. Fique por dentro!

Gostou? Compartilhe!

Sobre o Autor: Rogério Guimarães

Graduação em Medicina pela UNIFOA (Centro Universitário de Volta Redonda- RJ)
Especialista em Homeopatia pela AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira)
Pós-Graduação em Geriatria pelo CIAPE/FELUMA (Centro Interdisciplinar de Apoio ao Envelhecimento/ Fundação Educacional Lucas Machado)
Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)
Instrutor de Mindfulness em formação pelo NUMI (Núcleo de Mindfulness)
Atualmente, atendimentos em consultório particular e convênios, e ambulatório de Homeopatia no SUS

  • Rogério Guimarães

  • R. Prof. Chafi Ayub Jacob, 114 – Morada da Colina

  • AGENDE SUA CONSULTA