O doente e a doença

Na Homeopatia, o doente e a doença são tratados de forma individualizada.

“…jamais poderemos curar de acordo com a Natureza, isto é, homeopaticamente se não observarmos com os outros sintomas, os relativos a mudança da mente e da alma…”  Organon a Arte de Curar – Parágrafo 213

“…o estado de espírito do paciente muitas vezes determina a escolha do remédio homeopático…”  Organon a Arte de Curar – Parágrafo 211

Nesses parágrafos Samuel Hahnemann reforça a necessidade de conhecer os sintomas mentais dos indivíduos enfermos. Cada enfermidade provoca alterações no corpo e na mente que variam de indivíduo para indivíduo mesmo que sofram da mesma doença.

A verdadeira Homeopatia só pode ser plena se a doença e o doente forem individualizados, buscando-se um medicamento que pela experimentação mostra semelhança com os sintomas de ambos.

Nesta abordagem holística valorizam-se os sintomas mentais, gerais e físicos e trata-se o doente e a doença. Pessoas diferentes podem receber medicamentos diferentes mesmo que sofram da mesma doença. Quando essa individualização é bem feita os resultados são melhores e a cura mais rápida, suave e duradoura.

Gostou? Compartilhe!

Hamilton Camargo Rodrigues

Graduação em Medicina pela Unifesp – Escola Paulista de Medicina
Especialização em Homeopatia (AMHB), Cirurgia Geral e Proctologia ( SBCP)
Organizou e Coordenou o Serviço de Colo-Proctologia da Universidade Federal de Uberlândia
Docente e coordenador de cursos de pós-graduação de Homeopatia na Associação Paulista de Homeopatia, na Sociedade Médica de Uberlândia e no Centro de Especialização em Homeopatia de Londrina (CEHL)
Atualmente, docente do CEHL, consultório de Homeopatia e Proctologia e Ambulatório do SUS de Proctologia.

  • Hamilton Camargo Rodrigues

  • R. Alexandre de Oliveira Marquez, 250 – Vigilato Pereira

  • AGENDE SUA CONSULTA