
Na Homeopatia, o doente e a doença são tratados de forma individualizada.
“…jamais poderemos curar de acordo com a Natureza, isto é, homeopaticamente se não observarmos com os outros sintomas, os relativos a mudança da mente e da alma…” Organon a Arte de Curar – Parágrafo 213
“…o estado de espírito do paciente muitas vezes determina a escolha do remédio homeopático…” Organon a Arte de Curar – Parágrafo 211
Nesses parágrafos Samuel Hahnemann reforça a necessidade de conhecer os sintomas mentais dos indivíduos enfermos. Cada enfermidade provoca alterações no corpo e na mente que variam de indivíduo para indivíduo mesmo que sofram da mesma doença.
A verdadeira Homeopatia só pode ser plena se a doença e o doente forem individualizados, buscando-se um medicamento que pela experimentação mostra semelhança com os sintomas de ambos.
Nesta abordagem holística valorizam-se os sintomas mentais, gerais e físicos e trata-se o doente e a doença. Pessoas diferentes podem receber medicamentos diferentes mesmo que sofram da mesma doença. Quando essa individualização é bem feita os resultados são melhores e a cura mais rápida, suave e duradoura.