Homeopatia trata gripe? Entenda a Energia Vital

Inicialmente é necessário que se esclareça que uma única postagem pode ser insuficiente para que se compreenda qualquer um dos conceitos/paradigmas homeopáticos. Não que eles sejam complicados, na verdade são simples, mas por serem diferentes dos paradigmas alopáticos, sob a influência dos quais crescemos e formamos nosso sistema de crenças – e é esse sistema de crenças que dirige nossa forma de pensar e de agir na vida. E é exatamente por causa desse arraigado sistema de crenças que as pessoas, inocentemente, fazem perguntas como:

– Esta homeopatia é para quê?

– Que remédio homeopático é bom para…………?

Homeopatia trata………….?

Toda terapêutica, para ser considerada eficaz, tem que curar os sintomas das doenças, e esse curar é designado primeiro nível de cura (falaremos sobre os níveis de cura em outra oportunidade). Obviamente a Homeopatia faz isso, mas o faz por um caminho diferente dos de outros tratamentos; ela não age diretamente nos sintomas da doença como a Alopatia ou Fitoterapia, tratamentos aos quais estamos mais acostumados. Ela age na Energia Vital (EV) desequilibrada da pessoa, reequilibrando-a e, com esse reequilíbrio, os sintomas se diluem e desaparecem.

Mas o que é Energia Vital?

Não seria pertinente abarcarmos aqui os conceitos antagônicos de Vitalismo e Mecanicismo (poderemos falar disso em outra postagem), mas tão somente falar sobre o princípio que nos faz vivos e que é denominado EV. Mas é difícil falar sobre algo imaterial de uma maneira que possa ser entendida por todos… talvez associações com algo conhecido seja mais fácil e eficaz:

Na Bíblia o primeiro ser humano – Adão – surge quando Deus sopra nas narinas de uma estátua moldada em barro que, então, “se torna alma vivente”… O sopro Divino seria a representação bíblica da EV.

No romance vitalista Frankenstein; da inglesa Mary Shelley, publicado em 1818, e que é tido como a primeira obra de ficção científica da literatura mundial; o cientista Victor Frankenstein constrói um corpo, costurando partes de outros corpos (cadáveres), e nele insufla vida usando a energia dos raios, e essa é uma representação romantizada da EV.

Porque a Homeopatia atua na EV, e não diretamente nos sintomas?

Pela primazia que lhe é inerente e que a visão homeopática reconhece; EV equilibrada em um ser saudável, EV desequilibrada em um ser adoecido; e pela maneira que o adoecimento se dá através do desequilíbrio dessa EV.

Terapêuticas diversas entendem que quando a pessoa adoece sua EV é alterada e surgem os sintomas e os sofrimentos decorrentes. A Homeopatia entende que primeiramente a EV é, por algum motivo, alterada e que o organismo, ficando vulnerável em decorrência desta alteração, adoece. Por isso, a intervenção se dá no distúrbio da Energia Vital e não nos sintomas pois que, por essa visão, são secundários e sem o reequilíbrio da EV poderiam retornar.

E quais os motivos para alteração da Energia Vital?

São as agressões a que o ser vivo está sujeito e que, na linguagem homeopática, são denominadas Noxas, as quais podem ser de origem interna e/ou de origem externa. Façamos outra associação para melhor entendimento; vamos usar o exemplo da gripe comum – Influenza. Quando, em uma família de cinco pessoas, um ou dois gripam e os outros não, porque isso acontece? Já que todos são suscetíveis à Influenza e entraram em contato com o vírus seria de esperar que todos gripassem… O que ocorre é que os que griparam tiveram sua EV alterada e seu sistema imunológico não foi capaz de neutralizar a ameaça. Essa alteração, em um deles, pode ter sido causada por emoção provocada por uma má notícia (Noxa interna) e no outro por um “porre” no dia anterior (Noxa externa).

Pelo exposto é que dizemos que Homeopatia não trata gripe e ao mesmo tempo dizemos que trata. Na verdade, a Homeopatia trata a EV da pessoa gripada, tratando deste modo, a gripe… E, por isso, como já dissemos, é difícil para muitas pessoas entenderem que não existe medicamento homeopático para este ou aquele sintoma, para esta ou aquela doença, mas tão somente para esta ou aquela pessoa adoecida. E essa é uma das belezas dessa terapêutica singular.

Gostou? Compartilhe!

Sobre o Autor: Lister Vianei Borges

Lister Vianei Borges

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia.
Pós-graduação Homeopatia pela Sociedade Medica de Uberlândia em convênio com a Associação Paulista de Homeopatia.
Formação em Psicanálise / Terapia Ericksoniana / Biopsicologia.
Atua no S.U.S e consultório (particular e Unimed), com foco nos transtornos emocionais.

  • Lister Vianei Borges
  • Rua Vital Macedo, 296 – Tabajaras

  • AGENDE SUA CONSULTA