A História da Homeopatia

A História da Homeopatia é longeva. Já se passaram 225 anos desde que a Homeopatia foi apresentada ao mundo, pela primeira vez, pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796. Vale relembrar um pouco dessa trajetória.

Hahnemann (1755 – 1843) deixou de exercer sua profissão como médico durante alguns anos por considerar que, em muitos casos, os tratamentos disponíveis naquele momento poderiam causar mais mal do que bem ao paciente. As sangrias eram muito utilizadas como também os heméticos, que levavam ao vômito e à diarreia intensos. Essas condutas deixavam o paciente mais debilitado do que a sua própria doença, podendo levá-lo à morte.

Para se manter, nesse período Hahnemann fazia traduções de textos científicos. Em 1790, ao traduzir um texto do médico escocês Willian Cullen sobre o uso da quina (quinino) no tratamento da malária, não concordou com as explicações apresentadas pelo médico escocês e resolveu experimentar, ele mesmo, a substância.

Grande foi sua surpresa quando ele apresentou todos os sintomas que normalmente o doente se queixa durante o quadro de malária. Os sintomas apareciam nas primeiras horas após a ingestão da quina e depois desapareciam. A partir dessa descoberta, Hahnemann iniciou suas pesquisas experimentando outras substâncias.

Após esses experimentos, para ele ficou claro que, toda substância seria capaz de curar uma pessoa doente, desde que, provocasse os mesmos sintomas em uma pessoa sadia. Essa descoberta encontrava consonância em uma das leis de Hipócrates (460 AC – 377 AC) “Similia similibus curentur”, ou seja, semelhante cura o semelhante e esse seria um dos princípios básicos da Homeopatia descrita por Hahnemann.

Ele continuou testando outras substâncias e em 1796 publicou o trabalho Ensaio sobre um novo princípio para averiguar os poderes curativos das substâncias medicinais, onde apresentava suas descobertas. A partir daí, voltou a clinicar utilizando seus novos conhecimentos e a difundir a Homeopatia publicando e fundamentando seus achados.

No Brasil, a História da Homeopatia teve seu início com a chegada do médico francês Benoit-Jules Mure (1809-1858) em 1841. Foi reconhecida como uma especialidade médica em 1980 pelo Conselho Federal de Medicina e hoje faz parte dos serviços oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Gostou? Compartilhe!

Sobre o Autor: Angélica Pacheco

Angélica Pacheco

Graduação em Medicina IMEPAC
Especialista em Homeopatia pela AMHB
Tutora do Curso de Especialização em Homeopatia de Londrina – CEHL
Pós graduação em Dermatologia pela Faculdade Ciências Médicas – MG
Pós graduação em Dermatologia com Ênfase em Cosmiatria pela Faculdade de Ciências Médicas – MG
Graduação em Fonoaudiologia – PUC Campinas
Graduação em Música – Unicamp
Atualmente consultório particular em Homeopatia e Dermatologia.

  • Angélica Pacheco

  • Rua Rafael Marino Neto, 222 – Karaíba

  • AGENDE SUA CONSULTA